Muitas vezes você já deve ter ouvido falar: "tenho uma amiga com dor em todo corpo!!!", e, algumas vezes esta pessoa pode ser taxada de chata, de alguém que não para de reclamar!!!! Mas, entre outras coisas, não podemos afastar a idéia de Fibromialgia.
Pois, esta entidade a Fibromialgia, acomete, principalmente, as mulheres e trata-se de uma síndrome dolorosa caracterizada por dor difusa, acompanhada de envolvimento crônico de múltiplos músculos e tecidos moles.
Por ter natureza difusa e complexa sugere que um mecanismo relacionado ao sistema nervoso central e fatores psicológicos, incluindo diminuição do limiar da dor, estão envolvidos e que a alteração do sono pode contribuir para esta síndrome.Estamos diante de alterações na modulação da dor, e os possíveis mecanismos envolvem alterações periféricas e centrais.
Na fibromialgia, há aumento da nocicepção tanto somática quanto visceral, além de disfunção do sistema nervoso central.
A fibromialgia é de difícil controle e apenas em torno de 5% dos pacientes conseguem a remissão de todos os seus sintomas durante 3 meses.
O diagnóstico é eminentemente clínico e seu médico poderá lhe fazer um exame completo e traçar toda uma conduta medicamentosa, além da recomendação de alongamento, atividades físicas e sono restaurador!
Mas acima de tudo, devemos procurar nos respeitar, estabelecendo nossos limites, procurar sempre interagir com as pessoas que gostamos, procurando elevar nossa qualidade de vida!!!
Se o tema despertou interesse, nos encaminhe perguntas, desde já obrigado !!!!
Referências: Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar UNIFESP/Escola Paulista de Medicina
Jorge Luiz Gonçalves Andrade
sábado, 17 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário